segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Chuva de meteoros Perseidas hoje e amanhã!



A chuva de meteoros Perseidas acontece anualmente entre julho e agosto e é tema do Doodle da página de busca Google, desta segunda-feira (11). O fenômeno ganhou um time lapse no youtube, como vê acima, mostrando detalhes animados no céu. Ao final do vídeo, o Doodle mostra uma constelação que forma a palavra Google. Legal, né?! A música é muito relaxante, vale a pena assistir.
 
Observada ao longo dos últimos dois mil anos, as Perseidas - ou Perséiades, como também são chamadas -  são formadas por um rastro de fragmentos expelidos pelo cometa Swift-Tuttle e que se estendem ao longo de sua órbita, ficando mais visíveis quando sua trajetória está mais próxima do Sol. Visíveis anualmente a partir de meados de julho, a chuva de meteoros Perseidas normalmente tem o seu pico entre os dias 8 e 14 de agosto, sendo possível observar dezenas de estrelas cadentes ao longo da noite. Coincidência ou não, sonhei esta noite que via estrelas cadentes, várias delas. Senti uma paz que não dá para descrever!
 
Em 2014, o auge do fenômeno acontecerá entre os dias 12 e 13 de agosto, por isso a Google preparou o vídeo deste novo Doodle, destacando o céu durante a chuva de meteoros Perseidas em cenários bastante bucólicos. A animação simula uma série de vídeos e frames em time lapse, produzidos por fotos tiradas em sequência, que criam um efeito que aparenta uma maior velocidade na passagem de tempo. Passando um estado de espírito contemplativo, este Doodle tem o claro objetivo de informar os usuários do Google sobre o fenômeno e estimulá-los a apreciar o melhor momento da fantástica chuva de meteoros anual.

Apesar de serem mais bem visualizadas do hemisfério norte, a chuva de meteoros Perseidas pode ser vista sem o auxílio de equipamentos por quem estiver mais próximo das regiões Norte e Nordeste do Brasil, porém longe da poluição e das luzes artificiais de centros urbanos. Praias e locais descampados, também são considerados lugares ideias para poder visualizar o fenômeno a olho nu. É bom lembrar que, apenas após cerca de 30 minutos no escuro seus olhos vão se adaptar e você começará a ver os meteoros. Seja paciente.
 
Além disso, é possível acompanhar a chuva de meteoros Perseidas através da transmissão via streaming que será realizada pela NASA (solarsystem.nasa.gov/planets/perseids) e que está programada para se iniciar à meia noite de 12 de agosto.
 
Infelizmente, neste ano, a claridade da chamada Super Lua irá tornar mais difícil ver a chuva de meteoros. No entanto, ainda será possível ver algumas bolas de fogo com muita luz e cores riscando o céu. 
 
A Perseidas atingirá seu pico durante a noite do dia 12 (terça-feira) e a manhã do dia 13 (quarta-feira). Durante o fenômeno, a contagem de meteoros pode chegar a 100 por hora, em velocidade média de 59 Km por segundo.
 

foto/fonte: techtudo.com
 

Nenhum comentário: