quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Meu mundo por um Tod's!

 
Meu mundo por um Tod's. Ou melhor por um Gommino. E se eu puder acrescentar a esta lista mais um produto, quero também a Vara, clássica sapatilha Ferragamo.  E antes de mais nada, isso não é o que você está pensando. Nada de palavrões. Todos esses nomes são mantras (para mim!): o mantra dos sapatos mais queridos. E, claro, de pura elegância! Não basta saber de tudo e estar antenada em assuntos diversos, moda e estilo também é aprendizado!
 
E o que trago hoje é o belo Gomminno que transformou a Todd's num império e que no ano passado, graças a todos anjos, chegou ao Brasil. Ele foi criado no final dos anos 70 com o desafio de conjugar a praticidade americana à elegância italiana. Existem em mil cores e estampas. Além de ser prático, elegante, mega tradicional e carrega toda a qualidade de um legítimo fatto a mano da Itália.
 
"O made in Italy é um valor simbólico - você sabe que está prestigiando o trabalho de artesãos experientes, e isso automaticamente deixa o gommino um degrau acima de qualquer mocassim-, mas também bastante sólido".
 
Quem tem um garante que a qualidade é marca registrada. Não se tem notícia de parte alguma ter se soltado dos gomminos. Aliás, o processo de confecção tem mais de 100 etapas, do corte e costura do couro à colocação dos 133 seixos de borracha do solado, e cada uma delas é feita por um artesão treinado para executar especificamente aquela função. Todos trabalham juntos, numa fábrica anexa ao QG da Tod's perto de Ancona, na região de Marche, entre a Úmbria e o Adriático.
 

 
 
Voltando aos anos 70...
 
Diego Della Valle é o presidente e CEO do grupo Tod's (uma potência que inclui outras marcas, comoa maison de calçados francesa Roger Vivier). Bom, no final dos anos 70, ele foi passar uma temporada nos EUA e ficou horrorizado com a deselegância natural da working woman da época. Então ele teve uma ideia (que mudou para sempre o pequeno negócio de sapatos do pai): criar um sapato unissex, bem feito e bem cortado, versátil, que pudesse ser usado tanto no trabalho quanto em momentos de lazer mais casual. Nascia o Gommino, que para leigos pode parecer um simples mocassim, mas que basta olhar a vasta legião de fãs (de Carla Bruni a Sharon Stone) que há mesmo algo surreal e mágico nas 133 bolinhas de sua sola.
 
fonte: Vogue (junho 2013)
imagens:
eleganceclub.wordpress.com
howtospendit.ft.com

Nenhum comentário: