quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Grande Gatsby, imperdível!




Todo o filme que se preza tem que ter uma boa trilha sonora. Pelo menos para mim. Adoro ficar adivinhando e fazendo relações entre as músicas e as obras da sétima arte. Em "O Grande Gatsby" esse detalhe não deixou a desejar. Pelo contrário. Canções casadíssimas com o roteiro. Misturas excitantes do charleston (amooo!) com uma batida eletrônica. Excelente!
Aliás, o diretor australiano Baz Luhrmann manda bem demais! Moulin Rouge e Romeu e Julieta são filmes fantásticos também e com uma trilha para ninguém botar defeito.
O escritor do filme, o falecido F.Scott Fitzgerald, foi muito feliz em "O Grande Gatsby", publicado em 1825. A "estória" que se passa em 1922 parece adivinhar que logo adiante mais sete anos, a bolsa de Nova Iorque sofreria o "crash". Por isso, todos se divertiam e bebiam bastante. Assim mesmo, sem limites. As festas eram rotina como trabalhar, comer e dormir.
Era um período de muito luxo e champanhe. Ao ver o figurino dos personagens, fiquei pensando que com os vestidos cheios de pedrarias que as mulheres usavam em plena luz do dia, eu poderia vestir para me casar ou ir à um baile no Copacabana Palace. Como as coisas mudam, né?! Hoje, com uma básica branca e uma calça jeans com um belo par de sapatilhas, estamos prontas para qualquer lugar.  
Ah, e sabia que o filme está na quarta versão? Antes do Leonardo di Caprio, já foram Gatsby, Warner Baxter, em 1926; Alan Ladd, na versão de 1949 e Robert Redford, no filme de 1974. Mia Farrow foi Daisy Buchanan ao lado de Redford.

Os Gatsbys: Baxter, Ladd, Redford e di Caprio (da esq pra dir)

O LIVRO
É um romance de F.Scott Fitzgerald, publicado em 1925. A trama se passa em New York e em Long Island (típico lugar de final de semana com altas mansões).
The Great Gatsby não se popularizou logo na primeira edição: vendeu menos de 25 mil cópias. Foi adaptado para a Broadway e para um filme de Hollywood.






OBS: Ainda não descobri quem canta a primeira música que toca no trailler oficial. É uma regravação de uma canção da Amy Winehouse.Veja abaixo!




imagem: G1
fonte: wikipedia e G1

Nenhum comentário: