quarta-feira, 24 de abril de 2013

Saiba os benefícios das frutas de outono


O outono é uma época, não só de queda de folhas e flores, como também de riqueza e variedade de frutas. É um ótimo período para a colheita! Então, vale aproveitar este período do ano para incrementar a alimentação com itens ricos em vitaminas, sais minerais, fibras, substâncias antioxidantes – que combatem o envelhecimento precoce das células – e água.

As frutas são fundamentais em todos os processos bioquímicos do organismo. Se o consumo e estoque de vitaminas e minerais não for adequado, a pessoa tem dificuldade de emagrecer, aumentar a massa magra ou tratar alguma patologia. Quem optar pelo suco deve saber que, dessa forma, algumas propriedades importantes podem ser perdidas. Então, se esta foi a alternativa escolhida, o líquido não deve ser coado para que as fibras não sejam desperdiçadas.Ah, o número de porções tem que ser revisto pelo médico no caso de pacientes com diabetes.

Na hora de comer, as frutas devem ser ingeridas com casca, que trazem abundância de fibras e antioxidantes, principalmente quando oriundas do cultivo orgânico. Isso vale para maçã, pera, uva, ameixa, etc. As cascas de abacaxi e melancia podem ser usadas em sucos ou receitas de reaproveitamento de alimentos.

 
Qual o melhor horário para comer frutas?

Especialistas informam que é variável mas, na dúvida, vale inserir no café da manhã e nos lanches intermediários. "A vitamina C auxilia na absorção de ferro. Então, se estivermos falando de crianças ou adultos com anemia, indicamos uma fruta pequena, que contenha esta vitamina, como sobremesa. Por outro lado, como as frutas fermentam, há pacientes que se sentem mal ao ingeri-las após a refeição, pois a digestão fica mais lenta. Alimentação é algo muito individualizado e só podemos prescrever após uma avaliação completa", diz a nutricionista da Way Diet.

Dica: no café da manhã e nos lanchinhos entre as refeições, acrescente grãos e sementes às frutas. Vale chia, quinoa, amaranto, aveia, linhaça.

Consuma imediatamente

Só para se ter ideia, até ao ser cortada a fruta perde vitaminas! E, embora o processo térmico de assar também reduza alguns nutrientes, não é proibido fazê-lo.

Atenção: no caso de sucos e chás, o consumo deve ser imediato. Quando se corta ao meio uma laranja ou um limão, por exemplo, já se inicia o processo de oxidação. Então, fica o alerta: ele deve ser o último item a ser preparado antes da refeição.

Maçã, maracujá, abacaxi e laranja são algumas boas opções para compor receitas de chás aromáticos.

AS FRUTAS DO OUTONO SÃO CAQUI, COCO, GOIABA, LARANJA, LIMÃO, MAÇÃ, MAMÃO, MARACUJÁ, MELÃO, MELANCIA, PÊRA, TANGERINA, UVA, ABACATE, ABACAXI, AÇAÍ E BANANA.

Obs: Aos que me conhecem, sabem que adoro colocar uma música para acompanhar a leitura. Hoje, escolhi Madonna.


fonte: uol
imagem: esportemulher.com.br

Nenhum comentário: