terça-feira, 9 de abril de 2013

O legal é abrir a cabeça!


O Yahoo publicou, na última semana, um estudo da Universidade de Ontário, no Canadá, sobre os mecanismos do preconceito, desde como ele surge até a manifestação na sociedade. O resultado é que quanto menos inteligente for a pessoa (menor o QI), mais preconceituosa ela será. A pesquisa foi publicada na revista Psychological Science. Clique aqui para ler!

O QI (quociente de inteligência) é usado para medir a capacidade intelectual das pessoas. A partir daí, testes são aplicados para descobrir a capacidade que cada um tem de aprofundar-se em conhecimento. A pessoa preconceituosa, conservadora, por exemplo, escolhe o caminho mais simples e conservador, e aposta em ideologias que pregam o preconceito.

É claro que muitas pessoas têm resistência às mudanças, mas quando isso passa a prejudicar a interação social é que se torna perigosa. Entender as diferenças entre as pessoas e respeitá-las pode parecer impossível para alguns e óbvias para outros. Quando dizem que você deve “abrir a cabeça” é sobre isso que estão falando. Aceitar mudanças, deixar que o conhecimento faça sentido e notar que a ciência existe, também, para desmascarar dogmas universais.

fonte: Yahoo! Mulher.
imagem: seuthiago.blogspot.com

Nenhum comentário: