quinta-feira, 7 de março de 2013

Mente humana


Li um livro muito antigo (acho que da década de 60) sobre os níveis mentais das relações humanas. É da minha mãe que como toda boa psicóloga não para de estudar e tem uma biblioteca vasta. E, na obra, aprendi que existem quatro níveis mentais: a mente fechada, a mente aberta, o nível de confiança e o de fé. E isso é muito importante, pois a maior parte dos nossos problemas são problemas humanos; e são os indivíduos cuja mente está fechada que nos causam as dores de cabeça mais graves. E quando uma pessoa mega sensível se depara com isso, o que pode se esperar? Mas sem julgamentos. Cada pessoa, cada corpo, responde de uma forma. Alguns preferem gritar, outros preferem chorar, outros preferem esperar e outros podem ter uma enxaqueca ou uma reação inesperada do corpo.

Para resolver os equívocos é recomendado que se abra a mente. Depois disso fica relativamente fácil estabelecer troca de ideias que conduza a comum acordo. Muitos pais, por exemplo, não chegam a um consenso com os filhos. São dominados, criam crianças mimadas. Um dia ela é punida, mas depois recebe presentes de um pai angustiado por complexo de culpa.

Outra: a taxa de divórcio aumenta, por exemplo. E isso seria reduzido se maridos e esposas tivessem um plano preestabelecido para resolver as pequenas ou grandes desavenças, até porque os homens desejam amor (desde o momento que nascem).

Sobre os relacionamentos

Embora o casamento e o amor andem de mãos dadas é evidente que a atração física seja fundamental. Em seguida precisa existir um elo mental de compreensão e acordo diante de problemas vitais como:

- O que seja um padrão satisfatório de vida;

- A importância relativa do dinheiro e dos bens materiais;

- A atitude perante a filosofia e a religião do marido e da mulher;

- O direito de cada indivíduo viver sua própria vida enquanto desfruta um relacionamento de companheirismo com os demais membros da família.

Se um indivíduo está casado com alguém que compartilha com ele os elos mentais e emocionais acima, tal pessoa possui o tipo de amor que enriquece a vida.

fonte: William Reilly foto: humansmind-miguel.blogspot.com

Nenhum comentário: