quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pedaladas que produzem!



Os que me conhecem sabem que amo esportes. Amo mesmo! E como escrevi aqui há alguns dias, elegi a bicicleta como a cereja do bolo de qualquer atividade física. Sabe por que? Porque ela é sustentável e, ao mesmo tempo, serve como meio de tranporte. Além de não precisar de gasolina, depende apenas de um pouco mais de disposição. Mas o que muitos não sabem e acho isso incrivelmente incrível é que existem as "bicimáquinas" que revolucionaram uma comunidade da Guatemala. Acredite, eles produzem até shampoo só por meio de pedaladas. 

Bom, vou explicar. Existe uma ONG, na Guatemala (como já mencionei), chamada Maya Pedal que adaptou as bicicletas a diferentes máquinas para atender a necessidade da pequena comunidade de San Adres Itzapa. São equipamentos como bombas d'água, debulhadores de milho e liquidificadores movidos a pedaladas. E tudo isso só depende de uma coisa: força nas pernocas! E nada de energia elétrica. Pode se fazer um suco no liquidificador apenas colocando as pernas para funcionar. Ou melhor, para pedalar.

Os resultados já podem ser comemorados. Segundo dados da órganização, a produtividade aumentou em 200% no momento de separar os grãos de sabugo de milho. Agora, a máquina que se destaca atualmente é bicibomba. Ela bombeia água dos poços como forma de proporcionar fácil acesso aos moradores, mesmo onde não há eletricidade e os canos não chegam.


Vocë também pode pedalar!

Voluntários do mundo todo vão à Guatemala para aprender as técnicas e ajudar a Maya Pedal a produzir aparelhos para a comunidade.

Por meio do site www.mayapedal.org é possível baixar as instruções para montar as bicimáquinas em qualquer parte do globo terrestre. A Maya Pedal nasceu em 1997 e foi finalista no ano passado do prêmio de design Curry Stone por causa das invenções.

A Maya Pedal recebe doações de peças de organizações dos EUA e Canadá.

imagens: Maya Pedal

Nenhum comentário: