quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Branca de Neve e as outras faces!

Ao ler a Revista da Cultura, publicada pela própria livraria, a capa de "Branca de Neve", vários autores, chamou-me a atenção. Achei bacana publicar aqui pois a obra é completa e inclui versões de como a estória é contada pela Alemanha, Itália, Escócia, Suíça e Rússia, com comentários do organizador do livro – Alexandre Callari. Além disso, podemos encontrar ao ler, a influência dessa estória e as adaptações  para filmes, teatro, pastiches (obra literária ou artística que imita outra) e histórias em quadrinhos.


A versão que o mundo todo conhece é a da Disney: uma garota que vai morar na floresta com os sete anões para fugir da madrasta que a odeia, por inveja de sua beleza. Dizem que a vesrão desse conto surgiu muito antes dos irmãos Grimm e que existem grandes variações, como exemplo: nem sempre os salvadores de Branca de Neve são anões; e a relação entre a garota e eles também muda bastante de uma narração para outra, até a moral e clima variam.

"O conto da Branca de Neve nem sempre foi tão puro e bonito como o desenho, já teve momentos e elementos bem diferentes, como poligamia, gravidez com uma pétala, pessoas transformadas em árvores, mundo de fadas. Além da ligação com os contos da Bela Adormecida e João e Maria. Por ser um dos meus contos favoritos, foi uma ótima leitura, o que sabia além das versão mais conhecida era sobre o fato de originalmente ser um conto de terror, como vários outros são, então muito desse livro foi novidade para mim", disse Cláudia Charão, que fez uma resenha sobre o livro, no site Concentrófoba.

FILMES

Floresta Negra ou Branca de Neve: um conto de fadas de terror. É uma versão bem sombria da história, é de 1997. Alguns dos efeitos são toscos, mas o visual e clima são bonitos. As ideias e poderes da madrasta (Sigourney Weaver) vão além do esperado, ela é bem mais estranha e maldosa.

Espelho, espelho meu:  com Julia Roberts e Lily Collins. Uma comédia, bem colorida e mais direcionada ao público infantil.


Branca de Neve e o Caçador: com Kristen Stewart, Charlize Theron (Rainha) e Chris Hemsworth. Este filme segue a linha de ação e aventura.

 
O livro é um lançamento da editora Generale. Estou louca para começar a ler! Fica a dica.

fonte: http://www.concentrofoba.com.br/ (um blog sobre livos, excelente, recomendo)

Nenhum comentário: