quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Escadaria do Convento de Santa Teresa



Jorge Selarón, pintor autodidata chileno lançou em 1990 um projeto em que declarou como “minha homenagem ao povo brasileiro que até mesmo o grande Gaudi vai ficar com inveja”. A peça em questão compreende uma escadaria de 125m decorada por um imenso mosaico, chamada de “Escadaria Selarón” ou “Escadaria do Convento de Santa Teresa”, ligando a Rua Joaquim Silva, no bairro da Lapa, à Ladeira de Santa Teresa, no bairro de Santa Teresa. Estes dois populares bairros do Rio de Janeiro valem a visita durante a sua estadia na Cidade Maravilhosa.

Para realizar este incrível projeto, o artista iniciou a construção de um jardim suspenso construído com antigas banheiras decoradas por azulejos, que se transformaram nas bordas da escadaria. Então começou a cobrir os 215 degraus com azulejos inteiros e pedaços. Quando não há mais espaço ele se diverte mudando as peças de lugar, fazendo desta escada uma imensa obra viva. Os azulejos foram trazidos de todas as partes do mundo, enviados por visitantes que como ele também amam a arte.


Em 1999, Selarón decidiu pintar os próprios quadros cujo tema frequente é a mulher negra grávida, que aparece em quase todos eles. Algumas peças são homenagens a personalidades famosas no Brasil, incluindo atletas, jornalistas, artistas, compositores, entre outros. Algumas das suas obras já foram estimadas em centenas de dólares e seus quadros serviram de recursos para a continuação da escadaria, ainda hoje seu sonho inacabado.
O artista:
 
Muitos anos atrás, Jorge Selarón foge da ditadura Chilena, passando por mais de 50 países até decidir-se por viver no Brasil. Na época, deixa sua esposa grávida para trás e tempos depois é informado sobre a morte de sua mulher e filho. Um fato doloroso que explica sua obsessão por mulheres grávidas repetidamente apresentadas em suas obras. Desde 1977, o artista jurou que iria pintar uma mulher negra grávida todos os dias e 10 anos depois, ela aparece em toda a sua obra. E 30 anos depois, pintou 365 mulheres grávidas em um único dia. Mas é a Escadaria de Selarón que o artista define como a obra de sua vida, e em suas próprias palavras “um sonho louco e original que só vai acabar no dia da minha morte”. Acima de tudo “é a minha homenagem ao povo brasileiro” e uma forma de agradecer o Brasil para recebê-lo tão bem.


Hoje, seu trabalho já percorreu o mundo inteiro. Quem já não viu seus mosaicos e pinturas em revistas ou clipes musicais? Basta lembrar do recente clipe do Snoop Dog e Pharell para a música “Beautiful”, onde eles aparecem sentados na escada. A escadaria Selarón é realmente um cartão postal e parada obrigatória para os turistas que passam pela Lapa no Rio de Janeiro. Você também vai gostar de saber que você pode realmente conhecer Jorge Selarón, que vive em uma das casas cerca da escadaria. Ele ficará feliz em dar autógrafos e tirar uma foto com você. Além disso, a escada está em constante evolução. O autor gosta de mudar as peças, substituindo-os por outros. Por isso, ele vai ficar muito feliz se você lhe trouxer um azulejo novo, que ele vai adicionar a sua vasta coleção.

Nenhum comentário: