quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sobre o ZEPELIN


Hoje queria estar num Rio de Janeiro preto e branco. E, ao olhar para o céu, avistar o ZEPPELIN. Estou pouca nostálgica (para variar)! Mas vamos para um pouco de história...

Em 26 de maio de 1930, aproximadamente 25 mil pessoas foram ver de perto, no Rio de Janeiro, o Graf Zeppelin, um dirigível inventado pelo conde Ferdinand Von Zeppelin, na Alemanha (o projeto foi delineado em 1874). Era o início do tráfego aéreo entre Europa e America latina e o estabelecimento de uma linha postal. A maior parte da carga do Zeppelin era de malas postais. Mas foi utilizado também para transporte de passageiros e carga fretada.

O Graf Zeppelin fez uma viagem ao redor do mundo. Em 1928 voou pelo Mediterrâneo; no ano seguinte, foi ao Oriente, passou pelos Estados Unidos e Japão. Em 1930, a América do Sul foi incluída na rota e até 1936 a aeronave manteve voos periódicos. Foi o único dirigível a fazer quase 600 viagens, sendo que só para o Brasil fez mais de 100 em sete dos seus nove anos de vida ativa.
CURIOSIDADE
O Zepellin (modelo LG 127 Graf Zeppelin) fez a primeira viagem ao Brasil em 21 de maio em 1930, atracando em Recife. Esse voo iniciou uma rota comercial regular entre o Brasil e Alemanha. Em 1936, foi inaugurada uma estação no Rio de Janeiro, que passou a contar com uma linha regular de transportes aéreos unindo esta cidade a Frankfurt, com escala em Recife.
Uma passagem para o Rio de Janeiro custava 1.400 reichsmark, numa época em que um operário ganhava em média 120 reichsmark por mês. Uma verdadeira fortuna, mas em compensação a viagem era rápida. O dirigível atravessava o Atlântico em três dias e meio, contra os 10 que os navios gastavam.

Saiba aqui sobre a explosão do Zeppelin nos EUA!


AS IMAGENS DO VÍDEO ABAIXO SÃO MUITO BACANAS!

Nenhum comentário: