sábado, 9 de junho de 2012

Cidades fantasmas no mundo

Craco, Itália – antiga vila medieval, completamente evacuada em 1963, por causa de um terremoto.


Belchite, Espanha – cenário de uma sangrenta batalha entre a tropa do General Franco e o Exército Republicano Espanhol, teve toda a população dizimada em 1937.


Prypiat, Ucrânia – 50 mil pessoas tiveram de evacuar a cidade do dia para a noite após o acidente nuclear de Chernobyl, em 1986.



Hallsands, Inglaterra – a erosão do solo dessa cidade à beira-mar tornou impraticável morar ali, pois as casas passaram a desabar. Em 1917, ela foi abandonada.



Chaiten, Chile – depois da erupção de um vulcão próximo à cidade em 2008, ela teve de ser esvaziada rapidamente.


Kayakoy, Turquia – a vila de 500 casas teve grande parte da população extinta devido à guerra entre a Turquia e Grécia, na virada do século 20. Os que sobreviveram, fugiram.



Silverton, Austrália – a cidade já foi abandonada duas vezes: no século 19, depois que as minas locais foram completamente exploradas. Cinqüenta anos depois, houve uma tentativa de industrialização que durou pouco: com o novo fracasso, a população se mudou novamente.



Bodie, Estados Unidos – mais uma cidade que foi deixada pela população por causa do esgotamento de mina, em 1940. Superbem conservada, virou um sítio histórico, com direito a visitas guiadas.



imagens: Editora Globo
fonte: Revista Marie Claire

Nenhum comentário: