quinta-feira, 17 de março de 2011

Sobre a organização japonesa

Li um texto interessante esses dias e quero compartilhar. O autor é Romolo Megda.

Veja abaixo:

Acho que o que mais impressiona nas imagens de destruição no Japão é que elas são no Japão. Explico. Eu sempre tive uma imagem do Japão como sendo um país limpo, organizado, com cada coisa no seu lugar, clean. Pelo menos é o que me parece, nunca fui pra lá. Certa vez um amigo diretor de arte foi a Tókio a trabalho e comentou que eles estavam tentando reduzir ao máximo a sinalização aérea nas cidades. Isso pra diminuir o número de postes (fios eles já não tem faz tempo). Assim, ao invés de você ler “Proibido estacionar” numa placa, por exemplo, isso vai pro chão, na medida do possível. Desta maneira, deixa-se a cidade visualmente mais limpa.

Estou dizendo tudo isso porque as imagens de destruição e caos absoluto impressionam. Tem barco em cima de casas. Um mar de entulhos.

Para ajudar as vítimas desta tragédia, alguns designers ao redor do mundo fizeram cartazes no melhor estilo do design japonês: clean, gráfico, direto e sem excessos.

A ajuda humanitária tem um contraponto visual. Subliminarmente, parece que o Design, além de pedir ajuda financeira, pede também para que a ordem visual do Japão se reestabeleça. “Nós queremos o Japão do Design de volta, este Japão das fotos não nos interessa” é o subtexto.

Depois do jump mais 3 exemplos de cartazes.

By James White

By Ars Thanea


By Esthetic Core


imagens: http://updateordie.com/blog/2011/03/15/o-japao-da-foto-x-o-japao-do-design/

Nenhum comentário: