quinta-feira, 24 de março de 2011

Imagens da II Guerra

O fotógrafo Robert Capa


As imagens postadas aqui são da II Guerra Mundial (1939 a 1945), feitas pelo repórter fotográfico húngaro (1913 a 1954). A novidade é que o livro "Ligeiramente fora de foco" chegou ao Brasil. E o melhor de tudo é que o preço é simpático (cheguei a encontrar na internet por R$ 42). Acho que um livro deste naipe deveria valer mais, mas ao mesmo tempo, acho bacana popularizar a leitura e venda de livros.

O livro não contém só fotos não. Robert Capa descreveu, na obra, as "negociações" e algumas peripécias para conseguir uma boa cobertura de guerra. Ele contou que, nos arredores de Paris, em 24 de agosto de 1944, um dia antes da cidade ser tomada pelas tropas aliadas, o fotográfo leu o nome "Teruel" em um dos tanques espanhóis e, convenceu os soldados que o impediam de entrar em Paris que ele havia lutado naquela batalha durante a Revolução Espanhola. Poucos minutos depois de conversa, os soldados espanhóis o liberaram e ainda "deram uma carona" em cima do tanque para registrar Paris.



Então para quem adora história ou simplesmente gosta de saber das coisas e curte boas imagens, tem a obrigação de adquirir o livro. Pois, apesar de tudo, é possível ver a beleza atrás da tragédia. É triste, mas foi real.













Nenhum comentário: