quinta-feira, 25 de março de 2010

Lenda


"Era uma vez uma princesa, a única fiha que restava ao pai idoso. Uma índia adorada pelo pai, o chefe da tribo, que escolheu com carinho um marido para ela: um jovem chefe guerreiro da tribo Clatsop. As duas tribos se juntaram para as comemorações do casamento. Mas, antes do começo da festa, uma doença terrível começou a matar muitos homens.


Os chefes se reuniram para discutir o que poderiam fazer contra a doença devastadora que dizimava rapidamente seus guerreiros. O curandeiro mais velho contou que seu pai, perto de morrer, já bem idoso, havia previsto uma doença terrível que mataria seus homens, uma doença que só poderia ser vencida se a filha de um chefe, pura e inocente, oferecesse de boa vontade a vida pelo seu povo. Para realizar a profecia, ela deveria subir voluntariamente num penhasco acima do grande rio e pular para a morte nas rochas abaixo.


Uma dúzia de jovens, todas filhas de vários chefes, foram levada diante do Conselho. Depois de debates, decidiram que não poderiam pedir um sacrifício tão precioso, sobretudo porque não sabiam se a lenda era verdadeira ou nã0.


E a doença continuou se espalhando entre os homens. O jovem guerreiro, e futuro marido da princesa, caiu doente. A princesa, que o amava muito, soube no fundo co coração que algo precisava ser feito e, depois de lhe dar um beijo na testa, afastou-se.


Demorou a noite toda e todo o dia seguinte para chegar ao local indicado na lenda, um penhasco altíssimo acima do grande rio e das terras mais além. Depois de rezar e se entregar ao Grande Espírito, ela cumpriu a profecia sem hesitar, pulando para a morte nas rochas abaixo.


Nas aldeias, na manhã seguinte, os doentes se levantaram saudáveise fortes. Houve grande júbilo e comemoração, até que o jovem guerreiro descobriu que sua adorada noiva havia sumido".


Adoro essa lenda. A narrativa possui elementos de um verdadeiro conto de redenção, não muito diferente da história de Jesus que conhecemos tão bem. Histórias de amor verdadeiro, de doação, de um pai que amava s seus filhos, que somos nós. Um sacrifício anunciado por um profeta. Por causa do amor, a jovem escolheu dar a própria vida para salvar o noivo e as tribos da morte certa.


Mas daí penso por que a princesa teve que morrer. Ela não teve. Ela escolheu para salvar o seu povo.


É uma lenda...histórias que ensinam alguma lição. Pode não ter acontecido. Outra sim: lendas verdadeiras que aconteceram de fato para nos deixar algum ensinamento.


* Li a lenda acima no livro A Cabana
imagem: http://images.google.com/imgresimgurl=http://www.miguelneta.com/lendas/lendas.jpg&

Nenhum comentário: