terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sábios ensinamentos


O escritor (um poeta) Saint-Exupéry, em O Pequeno Príncipe, ficou taxado como o autor de leitura de miss. Não há problemas. Se a obra se tornou um best-seller entre as mulheres mais bonitas do mundo, isso quer dizer que O Pequeno Príncipe, assim como elas, tinha muito ensinamento a ser distribuído pelo mundo.

Sempre odiei poesia. Acho um saco mesmo. Algumas raríssimas me conquistaram, como os textos de Drummond. E uma frase, em especial, do Exupéry.

"A grandeza de uma profissão é talvez, antes de tudo, unir os homens: não há senão um verdadeiro luxo e esse é o das relações humanas". (Antoine de Saint-Exupéry)

Gente, por favor, prestem atenção. A profissão nos leva ao trabalho. Trabalhar é estar junto com várias pessoas durante horas o dia todo - ou noite. Por que não nos unimos? Ao invés de ficar tricotando sobre a vida do outro, ou maquinado qualquer ideia mirabolante para passar a rasteira na próxima vítima. É muito melhor cultivar a harmonia e torcer pela felicidade do outro. Garanto! O meu último emprego era exatamente assim. Éramos uma família...tenho medo dos próximos. Mas a vida continua e nada, nada mesmo, é o fim do mundo.

* tradução: Vê-se claramente apenas com o coração. O essencial é invisível para os ...
(O Pequeno Príncipe)

momento revelação: quando era criança queria ser miss pois achava que era profissão. Algumas mulheres da minha família foram misses. Acho que foi por isso que tal desejo se manifestou. Agora podem rir vai. Não estou vendo mesmo.


imagem: http://fotos.sapo.pt/5UGffAzgjPZYTiqNIZed/

Nenhum comentário: