segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Londres foi feita para se imaginar

“Londres, final do século XIX, noite fria e com as típicas névoas locais. Uma mulher, prostituta, anda despreocupadamente nas ruas sujas de Whitechapel. Alguém a segue... alguém a espera... pouco depois, esse alguém aborda a prostituta e a estripa cruelmente, chegando a degolá-la! O corpo é encontrado. Policiais levantam pistas, hipóteses, caçadas humanas... mas não conseguem encontrar Jack, o Estripador! E jamais conseguiram!"

Acho que não bato muito bem de vez em quando. Mas quando andava pelas ruas de Londres, pensava no Jack, o Estripador. Um assassino lendário. Nunca foi descoberto!

Outras horas pensava no Sherlock Holmes. Embora este seja um personagem fictício, imagina se ele tivesse existido de verdade? E bem na época do estripador? Talvez o caso fosse encerrado. E Jack iria para detrás das grades. Ou não. O jeito que Jack era...note a intimidade no Jack! É capaz que Holmes fosse apenas mais uma vítima. Bem, que o detetive não era mulher. E Jack assassinava apenas mulheres, mulheres da vida. Quanto preconceito.

Acho que Jack fora criado numa casa cheia de prostitutas. E a mãe dele era uma delas. Só isso mesmo para justificar tanta raiva por essas mulheres.

Pois bem, Londres de Sherlock ou Londres de Jack, é a Londres de todos. Dizem que é difícil conseguir uma autorização para morar na cidade do fog, mas o que percebi foi totalmente o contrário. Londres é mesmo de todos. As mais variadas raças se encontram na cinzenta cidade. É o inglês mais difícil do mundo. Lá se ouve o inglês indiano, o inglês árabe, o inglês português...o inglês britânico mesmo, pouco se vê.

Ah, já ia esquecendo. Londres de Oscar Wilde que também viveu em Baker Street – mesmo bairro do criador de Sherlock Holmes.

Londres é mesmo inesgotável! Há muito para se ver e imaginar. Imaginar então é um dos meus verbos prediletos. E Londres parece ter nascido justamente para isso: nós fazer imaginar. Adorável!


crédito da foto: EU! Sim eu mesma tirei. Não
é montagem.

Um comentário:

Unknown disse...

Depois me dá umas dicas do que ver em Londres. Minha ida lá há 10 anos atrás não foi tão legal quanto em outras cidades que visitei. Hoje faria tudo diferente.
Te mandei um monte de fotos por e-amil. Acho que voltaram todas. Bjs