sábado, 5 de setembro de 2009

O Maracanã é o bicho!!!

Há duas semanas exatas estive no Maracanã. Foi a primeira vez no Rio de Janeiro. Nem precisa dizer que amei assistir um jogo de futebol. Foi o que mais me marcou na estréia na Cidade Maravilhosa. Ver a torcida numa vibração energética sem botar defeito nenhum foi sem dúvida um dos meus melhores momentos. Quero assistir o máximo de jogos que puder, sentada numa daquelas cadeiras, num estádio qualquer. Independentemente da cidade ou país. Amei! A música contagia, a vibração da torcida arrepia. Ó, até rimou:

A música contagia, a vibração da torcida arrepia! Lá lá lá lá.

Ah, não posso esquecer de comentar do biscoito de vento, Globo, tradicionalíssimo na cidade. Mesmo não tendo gosto de nada, cada mordida no crocante 'passatempo' tornou-se um verdadeiro banquete. Era felicidade demais para uma Carolina só. Não precisava de mais nada.

O mais curioso é que tinha uma visão romântica do Rio. Desde criança via o Rio nas novelas, nos seriados, com destaque ao "Anos Rebeldes". Via o Rio nas músicas do Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Via o Rio nos textos de Carlos Drummond. E, no final das contas, o Rio romântico ficou lá atrás, nos sonhos de crianças, dando lugar ao Maracanã.

Não sei se foi o clima frio parisiense das pessoas no Leblon, que vestiam casacos e cachecóis e meias, mas não consegui sentir a cidade como esperava. O tempo não colaborou. Nunca me passou pela minha mente em vestir uma meia fio 40 no Rio de Janeiro, apelidada por Frio de Janeiro por nós. Não incluí tal peça básica na minha mala. E olha que tenho uma coleção.

Sonhava em sentar na pedra do Arpoador e contemplar o pôr-do-sol. Em subir no Cristo Redentor e sentir a grandeza de ser abraçada por ele lá do alto. Ou andar pela Rua Nascimento Silva imortalizada pelo Vinícius.

Ainda não foi dessa vez. Mesmo assim sou grata às pessoas que tornaram o meu sonho, realidade. O Rio de Janeiro é e continua lindo faça chuva ou sol. Me aguarde, Cristo Redentor, voltarei em breve.

"Vai meu irmão
Pegue esse avião
Você tem razão
De correr assim
Desse frio, mas beija
O meu Rio de Janeiro
Antes que um aventureiro
Lance mão..."
(SAMBA DE ORLY/ Chico Buarque / Vinícius de Moraes/ Toquinho)


3 comentários:

Rodrigo Polito disse...

Oi, Carol,

Muito bonito o seu texto sobre o Rio de Janeiro!

Tomara que você volte muitas outras vezes!!

Infelizmente, você sabe que eu não concordo com uma parte né... Você tinha que ter ido a um jogo do Mengão! Até porque você pode assistir ao jogo do Vasco em Brasília mesmo, já que ele joga contra o Brasiliense...rsrsrs

To brincando... parabéns pelo texto!

bjs

Rodrigo

Unknown disse...

Frio de Janeiro ou Rio de Chuveiro? hehehe... Realmente, você conheceu o Maracanã, na minha opinião o ponto turistico do RJ que mais emociona! Ótima postagem! Finalizando com um sambinha... Parabéns! Bjoos JB

????? disse...

Carol!!!

Eu quero estar de volta ao Rio com você quantas vezes for!!!

O Rio eh um infinito em sua beleza, lugares, momentos!...

Até a próxima!!

Ludy ;)