terça-feira, 23 de junho de 2009

Boas maneiras ao dar uma festa


Sendo ou não anfitriã de uma festa me preocupo com todos. Por menor que seja a reunião, pensar nos convidados, providenciar copos, pratos, talheres, convidar as pessoas, enfim, dá um trabalhão. A Gloria Kalil fala que ao sermos convidados para uma festa, jantar, ou sei lá, é bom retribuir o empenho do anfitrião com flores, bombons ou pelo menos, estar com uma roupa adequada. É o mínimo!

Sempre levo algo para o anfitrião. Pode ser a minha tia ou avó, lá vou eu com chocolates ou flores. Acho educado e uma forma de agradecer a simpatia de ter sido convidada. No domingo, levei uns picolés à uma ocasião. Foi simpático. Ou pelo menos, a ideia era essa.

E é justamente sobre boas maneiras que quero escrever hoje. Minhas amigas sabem que se querem que eu vá mesmo a uma festa, não basta me convidar por e-mail ou mensagem de celular. Aprecio muito uma ligação. Elas já criticaram muito esse meu jeito, mas aceitaram assim mesmo. Então, quando tem uma festa, elas me ligam e convidam. Até hoje as garotas que estudaram comigo na faculdade se encontram. Elas combinam tudo por e-mail. Não gosto disso. Então, nunca vou. Quando me ligam, faço questão de comparecer. Pode ser frescura, mas se for mesmo, é a minha única.

Aprendi que ao dar uma festa ou reunião, deve se deixar claro que tipo vai ser. Festão, jantar sentado, violão em volta da piscina, aniversário, bota-fora.... É bom também avisar as pessoas que estarão presentes pois assim se evita constrangimentos.

É importantíssimo falar ao convidado qual será o menu. Se a pessoa é vegetariana, por exemplo, aproveita para fazer uma boquinha antes, em casa mesmo. Não custa nada avisar o horário que o jantar será servido e qual o tom da roupa. Ninguém gosta de ser pego de surpresa vestindo jeans e hering bem no dia em que todos estão de pretinhos básicos.

Sabe outra coisa que detesto? Convites atropelados! Do tipo, dá uma passadinha lá em casa. Daí você não sabe se é para ir ou não ir. Parece que a pessoa só lembrou de convidá-la porque a encontrou no shopping. O convívio social é mesmo complicado.

Dica

Responda a todos os convites sempre. Ainda mais quando a sua presença pode alterar a dinâmica do evento, como almoços e jantares sentados. Até porque isso implica na estratégia da distribuição de lugares. Se quer levar outra pessoa com você, consulte o dono da casa. Não obrigue a criatura a passar por penetra.

Imagem: http://paulojales.files.wordpress.com

Nenhum comentário: