segunda-feira, 13 de abril de 2009

Olho por olho. Dente por dente!


Somos perversos sim! E adoramos a justiça feita (para não usar a palavra vingança). Adoramos vídeos cacetadas do Programa do Faustão. Damos gargalhadas quando alguém se esborracha no chão. E quando o papo não está lá muito bom, e alguém começa a contar uma fofoca, o clima da conversa fica muito mais interessante. Será por que somos assim?

Sonhei a mais ou menos duas semanas que um ex-namorado meio caia dentro de um lago. Sabe como terminou o sonho? Eu gritava, berrava aos quatro cantos da Terra: deixa afogar, deixa afogar!!! Nossa quanta maldade.

O mais incrível é que na mesma semana, a Revista de domingo do Correio Braziliense publicou notícia de capa “Acredite: você também é mau!”

Confesso que me senti muito melhor. Não sou tão cruela assim. A maldade está enraizada no ser humano, em qualquer um. Mas atos cruéis jogam luz sobre o bem. Há esperança, ufa!

O jornal citou a Medusa, personagem mitológica, como símbolo da maldade. E ainda afirmou que por trás de um rosto angelical podem existir traços de maldade. Uau, a Medusa realmente parece um anjo com aqueles cabelos verdes em formato de serpentes.

Enfim...Fui mais além. Olho por olho. Dente por dente. Lembrei do Código de Hamurabi que instituiu a vingança como preceito jurídico no Império Babilônico, na Lei de Talião, antes de Cristo.

Mas acho que a minha maldade não chega a tanto. É melhor acreditar “que aqui faz aqui paga”.

Já pensou se fosse olho por olho, dente por dente?! Seria sapatada para cá, chinelada para lá, igual aos episódios recentes e reais em que jornalistas atiraram os próprios sapatos em autoridades. Uma das vítimas foi George W.Bush e o outro bem recente, o ministro indiano P. Chidambaram. Nenhum conseguiu acertar o alvo! Aaaaaaaaah, que pena!!!


Imagem:
http://gabrielmachado.files.wordpress.com

Nenhum comentário: