quarta-feira, 29 de abril de 2009

Deixe o meu tricô em paz!


Elas se cansaram do tricô. Eu não, eu não!

A música "Alegria, Alegria", do Caetano Veloso, provocou nostalgia. Não aquela ruim, aquela boa mesmo, envolvendo saudades.

Lembrei da primeira vez que a minissérie Anos Rebeldes foi exibida na tv. Era criança. Me amarrei em tudo: na trilha sonora, nas imagens em preto e branco, nas imagens coloridas, nas imagens reais resgatadas, no João Alfredo e na Maria Lúcia, nas rodinhas de violão, no Edgar, nas festas da Heloísa, em tudo!

Sonhava com tudo aquilo. Me transportava sem nem mesmo fechar os olhos.

O amor de João e Maria Lúcia era lindo. Mas separados pela ditadura, e cansada de ideologias, ela se casou com o Edgar. Excelente escolha. Tá vendo que nem tudo é lindo?

A Heloísa, ah a Heloísa, era eu. A personagem era popular, vivia rodeada de amigos, e as festas sempre eram na casa dela. Acho que o primeiro porre de todo o pessoal da escola aconteceu na minha casa. Na época tudo era motivo para nos reunirmos. Estava frio? Fondue. Dias das bruxas? Festa à fantasia. Intercâmbio de ciclano? Bota fora na casa da Carol.

Heloísa, mesmo sendo filhinha de papai, não deixou que isso afetasse a sua inteligência. Lutou, lutou tanto na ditadura, que morreu. Ah, isso eu não faria não.



Não sou nem um pouco revolucionária. A mulher só se dá mal. Por que foi revolucionar e queimar sutiã em praça pública? Independência, né, independência. Fala sério. Que MANÉ INDEPENDÊNCIA? Ficou muito pior.

Trabalhamos igual aos homens, ou até mais. E o salário dificilmente é superior ao deles. Com a diferença que eles nem precisam fazer as unhas, hidratar os cabelos ou levar absorvente na bolsa. Independência é o cacete!

E se cairmos na bobagem de casar, aí é que lascou tudo mesmo. Rotina tripla. Será que sobra tempo para fazer as unhas, hidratar os cabelos, ou jogar squash (se não ele vai reclamar do seu pandeiro flácido)?

Acho que não, meu caro, acho que não. Se for independência...que seja INDEPENDÊNCIA EMOCIONAL já!

Abaixo ao feminismo! Prefiro ser feminina. Sei até fazer tricô!





imagens:
http://api.ning.com/
RISO%20MUNDIAL%20N28_0001_capa_t0

Nenhum comentário: